quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dance Club #141 (Fev+Mar) - Já nas Bancas!

Nesta edição destacamos uma das personagens pioneiras e inovadoras da música electrónica - Richie Hawtin - que continua a ser admirado unanimemente pelos seus colegas... leiam a história do homem que deu novo impulso à cena electrónica a partir de Detroit, e agora continua a fazê-lo desde Berlim. Outro nome clássico em destaque é Josh Wink que confessa ter saudades de Portugal, das noites (ou melhor, manhãs!) na Locomia e das cataplanas! Destaques nacionais para Miguel Rendeiro, que acaba de lançar o seu primeiro disco, Heartbreakerz, Carlos Silva (português radicado na Holanda) e o artigo “Pistas para o Futuro” em que várias figuras de relevo na nossa dancescene falam sobre os problemas passados e actuais, e como se poderá construir melhor futuro. Nesta edição, além de outras alterações, aumentámos as criticas de discos e a secção técnica, e incluimos no Cd grátis um “sample pack” com sons e loops de alguns dos melhores produtores. Carlos Manaça é o primeiro convidado. Atenção que a periodicidade da Dance Club passa a partir deste número para bimestral, 6 revistas por ano, para que cada edição tenha melhores conteúdos e artigos mais completos. Envie-nos as suas sugestões/criticas por email ou post o seu feedback aqui no blog.

20 comentários:

Analogik Kortex disse...

Olá Dance Club pela primeira vez escrevo-te desde que te conheço (desde que começaste a oferecer CD's (bem bons que eram))já lá vão 8 anos.Como leitor assíduo até apoiei o facto d apareceres menos vezes mas com mais qualidade.A capa é bela de facto e logo com um dos mestres actuais desta área. Começo por 'dar uma olhadela nas gordas' ansioso pelas novidades.O conteúdo não mudou muito mas mantém a qualidade e está a par das novas sensações, até que leio um estranho título "EUROTRANCE"!!?
pensei p'ra comigo:
-Bem deve ser uma secção nova -viro a folha e nada, népia, kaput...-mas onde pára O trance?
Vou até ao fim da revista e nada de novo.
-Mas que !€#$&@! é esta !?-a partir desse momento fiquei indignado.
E agora pergunto-te para além dos frequentadores de ginásios,carrinhos de choque e alguns leitores da maxi tuning quem ouve este género cá em Portugal?
Quantas discotecas,festas, festivais há dedicadas ao eurotrance em Portugal?
Quantos produtores,dj´s e outros performers dessa 'música' há em Portugal?
Qual a quantidade de público que absorve esse 'xalala' para para se traduzir numa seccção dedicada a tal?
Li várias vezes na vossa revista, vários produtores e dj's a dizer, que Portugal apesar de tudo é país com um bem marcado bom gosto seja em que género for e comparando com outros países confirma-se, pelo menos têmo-lo em maior quantidade.
Eu é que ando demasiado ocupado para o fazer, mas lembro-me de ler num qualquer número em que não vias com bons olhos o eurotrance por alguns pontos que evidenciei acima.
Sinceramente não percebo o porquê desta malograda escolha mas como leitor assíduo exigo uma resposta e, se esta brincadeira continua sinceramente vou pensar em deixar de comprar a revista (a internet é uma boa fonte de informação..).Não estou a fazer um ultimato, só 1 leitor mas pensa bem na qualidade de conteúdo que dás ao teu público.Isto é só uma opinião mas geralmente as pessoas andam em sintonia.
È óbvio que isto é um artigo faccioso em prol do trance, do psy-trance e dos sub-géneros em particular,mas diz-me quantas pessoas em média t~em ido ao Boom, ao Freedom(que está aí á porta) e outros que tais?
Estava aqui indefinidamente a dar-te razões para não abandonares algo de bom algo que toca a muita gente nem vou depreciar mais essa €@#$&?! e nem posso maldizer do jornalista que a escreveu, pois ninguém se assumiu como autor dessa bela obra.
Obrigado por tudo o que me tens dado e espero continuar a comprar-te agora tudo depende de ti.
Cumps Geninho

echo66 disse...

tu tens noção das barbaridades que estás a dizer sobre o trance não psicadélico? o que é que conheces de trance para estares a mandar essas bocas? maior parte do que ouves nos cd's de tuning é puro euro dance (não confundir com trance). Sinceramente, as pessoas em portugal são obrigadas a engolir sempre com house, house e mais house!!! já chega!! Aposto que é rara a pessoa em portugal que sabe o que é uplifting, progressive, balearic e tech trance -.-
cada vez que falo de trance a alguém pensam logo que é em psytrance...depois mostro-lhes Chicane - "Offshore" e "calam o bico" lol. Eu nem compro a revista nem nunca a li mas vim aqui porque um user do soundstation escreveu no forum que tinha saído uma página só dedicada a trance não psicadélico...Ah! e outra coisa....escreve no youtube "Trance Energy"...e parem de relacionar trance com "xuning"... >.< a única música que deve passar nos carrinhos de choque e nos cd's de xuning é, provavelmente, a "Lethal Industry" do tiesto. E já agora, tiesto, armin e corsten são TOTALMENTE comerciais, diga-se de passagem...já não é o que era dantes...trance de qualidade: Sean Tyas, Chicane, Airwave, Rank 1, Above and Beyond (se alguém disser que estes são dos "carrinhos de choque", far-me-á rir imenso xD), Sander Van Doorn, Sied Van Riel, Wippenberg, First State (lol ouve a "Reach me")...

Produtores portugueses de progressive e uplifting (que me lembre): Soundlift, Oxid Project e ADS.

explica-me lá esse teu ódio ao trance...mas explica bem

echo66 disse...

aconcelho a quem não conhecer outros géneros de trance que não sejam psy, que se desloque dia 14 de março ao bár Miragem, em Cascais. Estarão 3 dj's lá para vos expôr faixas de progressive, uplifting e tech trance. ;)

e lembrem-se: psy é MUITO diferente destes géneros.

echo66 disse...

eu acho que percebo o porquê de os portugueses pensarem que trance é uma azeitada a torto e a direito:

VA - Tunnel Trance Force Vol. 39

CD1: Red Apple Mix

01 Pulsedriver - Samplitude (Club Mix)
02 Desperate Deejays - Sound of E (Murphy's New Club Mix)
03 DJ Lee - I know (Club Mix)
04 Sven-R-G vs Bass-T - Kinetik Dimension (Club Mix)
05 DJ Dean - If i could be you (Neo Cortex Rmx)
06 A1 - Restless
07 Apollo vs Mackenzie - All i need (Megara vs. DJ Lee Rmx)
08 Tunnel Of Love - Electric Hippie
09 Ian van Dahl - Just a Girl (Megara vs. DJ Lee Rmx)
10 Solar Patrol - Milky Way (Teenagerz Rmx)
11 Expose - Seven Cities (Section 8 vs. Dark By Design Rmx)
12 Cave & Prey - Energy (Megara vs. DJ Lee Rmx)
13 Shy Brothers - Electrified
14 Merlin vs DJ C-Bass - Automatic Override
15 Accuface - Let your Mind Fly 2007 (Club Mix)
16 Enjoy vs Punisher - Illusions (Club Mix)
17 Primax - Sameria (Speakerburner Rmx)
18 Patrick Bunton - Young Birds (Lenny McDustin Rmx)
19 Backslash vs Mikkas - All my Life (Club Mix Instrumental)
20 Djane Mave - Boys and Girls (Rapha Rmx)

lol isto é TÃO M***A!!! ISTO É PURO EURO DANCE!!! É POR ALBUNS COMO ESTE (e há imensos) QUE OS GÉNEROS UPLIFTING, PROGRESSIVE, BALEARIC E TECH TRANCE LEVAM COM A FAMA DE AZEITICE QUE ESTES CD'S TROUXERAM. É O QUE CHAMO DE DOURADINHO MUSICAL -.-

tenho dito

jump4trance.com disse...

Em relação às festas de uplifting trance.. www.j4t.us | www.jump4trance.com

Sobre quem ouve este tipo de música.. www.soundstation351.com

Paulo Neiva disse...

Eugénio, se não sabes a diferença entre EURODANCE e TRANCE (antigamente chamado Euro-Trance) e mais recentemente Uplifting Trance, sugiro que te informes o mais rápido possível para não voltares a passar por incompetente... É que são coisas que não tem nada a ver (tal como Uplifting Trance é diferente de Psy/goa Trance), e alias esse tempo de erro de comparaçao leva a que alguns desinformados associem o Uplifting Trance ao Eurodance (que pessoalmente repudio e nesse aspecto concordo contigo que é musica de xunnings e carrinhos de choque)..

Dá uma vista de olhos ao site da Soundstation 351 para perceberes o que estou a falar!

Cumprimentos

Diogo Barros disse...

Concordo com o Pedo a 100%

Infelizmente a imagem que as pessoas têm sobre o Trance Não-Psy em Portugal encontra-se deturpada.

Aconselho-vos os seguintes radioshow's semanais:

- Trance Around The World (DJ(s): Above & Beyond) --> http://www.aboveandbeyond.nu/radio/trance_around_the_world/

- A State Of Trance (DJ: Armin Van Buuren) --> http://arminvanbuuren.net/

- Rielistic (DJ: Sied Van Riel) --> http://www.siedvanriel.com/

- Tiësto's Club Life (DJ: Tiësto)

- Corsten's Countdown (DJ: Ferry Corsten) --> http://www.ferrycorsten.com/countdown/

No Hard Feelings. Aprendam o que é realmente trance ;)

echo66 disse...

oh neiva....não é só uplifting lol

PrECAtaDO disse...

Além da Mixmag, há outra revista inglesa de nome DJMag em que Armin van Buuren foi votado #1 pelo 2º ano consecutivo..

A mesma que foi noticia por cá o ano passado pelo dj Vibe ter ficado em #40..

e a mesma que costuma ter estes Sr.s do "eurotrance".. no top 5, mas lá chamam de TRANCE..

Unknown disse...

Olá!! Penso que esta revista perdeu muito do seu valor... Sinceramente. Aposta por norma no mesmo sempre e não liga ao que está realmente a dar que falar.. Sou de Lisboa e à mais de um ano que frequento a Margem Sulo do Tejo à noite. Uma casa chamada Estado Chic. É uma coisa sem explicação o DJ residente. Penso que todos nós o conhecemos, chama-se Massivedrum. Se não for pelo Fingerprint, será talvez então pela fabulosa remix que fez do Hiya Kaya.. Mas há tantas outras..... É sem duvida um dos melhores produtores do momento em Portugal (para muitos o melhor), e sem duvida que vai ser dos maiores nomes de Portugal. Miturou a nova compilação da Ministry of Sound e tem um leque de produções que abrange todos os estilos.. é incrivel como faz uma faixa mais underground e depois aparece com uma mais acessivel, realmente de uma qualidade extrema...... A Dance Club nunca falou nele, o que acho incrivel, pois dá destaque a coisas que enfim.... Começo a pensar que se paga para aparecer.... Não me admirava, estamos em PT... :) Experimentei o Estado Chic um dia onde este jovem criou algo que à muito eu não via... O Inferno Do Chic já dizem muitos..... Fantástico.... Não será noticia??? Confirmei....
www.myspace.com/massivedrum

echo66 disse...

só aprecio duas do massivedrum....

a remix da 7 days and 1 week e a remix do When we're together

sinceramente, parece-me um dj de house...exactamente, do estilo que portugal está cheio e a transbordar...

Unknown disse...

Se é dj de house ou n, a mim pouco me importa.. sei que vou ao Estado Chic e ele toca de tudo, conseguindo manter a casa cheia até de manhã.. Como sabemos, existe um publico muito mainstream, e acredita que ele não passa lá muito comercial.. mas sabemos que tem k se agradar a todos.... Eu não falei para se destacar ele devido a ser dj de house, de techno ou de trance que sinceramente acho que os rotulos são para as embalagens.. Apenas acho que como produtor é fantástico, o melhor do país, diz muito boa gente. Tem grandes vitórias, pertence a grandes labels, já remisturou grandes nomes, relembro, a nova compilação do ministry of sound é misturada por ele, e a dance club nunca referenciou nada deste jovem... Sinceramente acho muito estranho... mas enfim.. Não vim aqui falar de estilos, vim apenas dizer que este jovem já merece destaque.. :) Abraços!

Rodrigo disse...

Melhor Produtor do país?! Eu sei que Portugal é pequeno, mas não assim tanto! Falas tu em vitórias, grandes labels, resmisturou grandes nomes e o rapazolas ainda continua a ser DJ residente do estado Chic?! Pela maneira como escreves até pensei que tavas a falar de um Maurel & Fauvrelle!!! LOL Compilação Do MoS, aonde vem Massidrum escrito em letra quase ilegível por ser tão pequena?! Sim porque ele é tão conhecido q a Vidisco nem utilizou o nome dele na publicidade para vender a compilação! A Dance Club apenas dá destaque a quem merece e faz por merecer!

Massivedrum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bem, deves ter tido alguma zanga com o rapaz.. lol Se não gostas dele, epá, tens as tuas razões e direitos. Se todos gostassemos do mesmo, andava-se muito mal. Eu acho que ele merece destaque. Sinceramente. Se ainda é residente do Estado Chic, se calhar ganha bem, não sei, mas aos sábados, toca fora, pelo menos, muitos sábados não o vejo lá. ele lá sabe como quer gerir a sua carreira como DJ. Eu comprei o cd do Ministry e tanto na capa como na parte detrás vem o "Mixed By Massivedrum". Inclui vários trabalhos dele tb, originais e remixes. Se achas que um artista português que mistura uma compilação dessas e é do catálogo de labels como a Ultra, a Kontor, a Stereo, a Vidisco, etc, e remisturou artistas como Axwell & Bob Sinclar, Kentphonik, R.I.O., Fedo Mora & Camuri, Chus meets Pete Tha Zouk, Midnigght Society, etc, não merece destaque... Eu e muita gente acha que sim.. Por falares em Maurell & Fauvrelle, percebe-se que és doutras ondas.. Eu sinceramente sigo muito a cena nacional, e deixei de ouvir falar de muitos desses nomes, que durante algum tempo se fizeram ouvir falar, mas tb passo mais tempo aqui por Lisboa e arredores, zona onde eles não vêm muito.. são ondas e opiniões diferentes. A musica e os djs/produtores mudaram, é tudo muito mais mainstream.. Mas foi uma opinião que dei, esta secção é para isso, certo?? Se Massivedrum não merece destaque, nem o faz por merecer como o dizes, então não sei porque cada vez mais se ouve falar dele. Porque em tantas compilações, vem musicas dele (Remixes e Originais). Será que sou eu que ando a vêr mal? Mas é o que disse, se todos gostassemos do mesmo.. :)

Rodrigo disse...

Olá mais uma vez.
Não, nunca tive nenhuma zanga com o rapaz, nem disse que ele não merecia destaque.

Mas no teu comentário inicial referiste-te a ele como o melhor produtor do país, e acrescentáste que para ele ainda não ter tido destaque na Dance Club é porque provávelmente será preciso pagar para aparecer. O que independentemente das opiniões e gostos de cada um se trata claramente de um comentário desproporcionado.

Dizes que se ele ainda está no EStado Chic é porque ganha bem...enfim, se ele fosse de facto o fenómeno que dizes, bastava-lhe um gig noutro club para facturar o mesmo que ganhará como salário no Chic.

O CD da Ministry é de facto uma vitória na carreira dele, no entanto visto que ele está na Vidisco, torna-se uma opção óbvia e pouco dispendiosa escolhê-lo para a misturar. Além do mais se fosse de facto "o melhor" como dizes, porque é que o nome dele no CD está escrito com uma letra de 2mm? Nem a própria Vidisco usa o nome dele nos anúncios para tentar gerar vendas. O ano passado quando foi vez do Diego Miranda (esse sim já com prestígio no meio) misturar o Anual da Ministry, usaram bastante o nome dele. Este ano ao que parece devem estar em controlo de custos.

Quanto ao catálogo dele, de facto tem alguns óptimos trabalhos, mas ires buscar exemplos como a remix dele de Axwell & Bob Sinclar (que só vai sair na compilação dele próprio, porque single nem vê-lo, nem na Vidisco, nem na Yellow Productions), a remix de Chus & Tha Zouk (que só viu a luz do dia bem depois da release original, no pack de Unreleased Mixes) ou a remix dele na Ultra (enfiada num pack de 24 mixes licenciadas), parece-me uma tentativa um pouco forçada de tentar puxar algum lustro ao que ele tem feito.

O rapaz tem de certo bons trabalhos, mas dou-te o exemplo que mencionas da Ultra...pobre remix enfiada num pack de duas dúzias delas, e que até à data não tem movido vendas nenhumas. Sabes os efeitos tcolaterais de editar um trabalho que não vende numa editora da dimensão Ultra? É que se numa label dessas ele não vende...

O som hoje em dia de facto está mais mainstream, e o rapaz de facto tem óptimos trabalhos. Mas os exemplos que usas para justificar a tua opinião de que ele é neste momento o melhor produtor nacional roçam bastante o exagero. Especialmente quando os mesmos exemplos são mencionados fora do contexto em que se inserem.

Mencionas o número de compilações em que ele entra...em que cerca de 90% são (tchan-tchan) da Vidisco. É normal ver a Vidisco a tentar usar temas dele em todas as compilações de rádios e rádiozitas que lança. Sai mais barato e vai-se promovendo o nome da nova contratação.

Enfim, o facto de o mencionares como o melhor produtor nacional roça tanto o exagero, que para além de auto-promoção não percebo o objectivo do teu post inicial. Aliás o próprio rapaz até veio aqui meter um comentário que depois apagou.

Se calhar ia dizer algo e depois arrependeu-se. Não deve querer estragar a possibilidade de algum dia vir poder aparecer na revista.
Um dia talvez, quem sabe. Quando e se algum dia for tão grande como dizes. A ele desejo-lhe sorte para a carreira, mas não é com
promoção forçada ou difamando os orgãos de comunicação que se chega lá.

Unknown disse...

é o k te disse, são opiniões e pontos de vista.. apenas acho k a revista devia de quando em vez dar lufadas de ar fresco a ela propria. independentemente do que dizes, eu acho que ele e tantos outros mereciam destaque e isso não acontece. eu não quero o homem à força na revista.. nem sequer o conheço pessoalmente, mas admiro o trabalho dele, como DJ e como produtor. apenas vim a este espaço dar a minha opinião, que acho que é para o efeito. O pete tha zouk pela primeira vez que a dance club lhe deu um grande destaque, já o homem andava à um ano a arrastar as massas k arrasta... lembro-me muito bem de no antigo forum, no antigo site, dizerem o mesmo, e a dance club continuou indiferente pelo menos um ano. mas claro, a revista é k sabe o k ker ou não publicar. foi só uma sugestão / opinião. abraço.

franc M. disse...

Olá a todos. Seguindo esta discussão tão animada sou aqui da opinião dos 2 loool.

Falando aserio hoje em dia sendo a danceclub a grande revista a nível nacional da divulgação da musica electrónica em Portugal vindo a conquistar cada vez mais espectadores as suas frases imagens e musicas e agora lloops......

Este ano vem com a desculpa de caca de lançar uma edição de 2 em dois meses para alcançar melhor qualidade(ate ai tudo bem).
Sendo eu um puto com 13anos quando comecei a comprar a vossa revista devido aos vossos belos cds e reportagens, e crescendo ate aos meus 20 anos sempre com vocês de mes a mes e aprendendo muito é verdade....

MAS AGORA QUE JA TENHO 20 ANINHOS NAO ME FAÇAM DE PARVO QUANDO VOU COMPRAR A VOSSA REVISTA EM FEVEREIRO E A COMEÇO A LER E DOU POR MIM A PENSAR QUE A QUALIDADE E SEMPRE A MEXMA OU PIOR DEVIDO A NAO CONSEGUIREM CUBRIR OS ACONTECIMENTOS DE 60 DIAS NUMA SO EDIÇAO.
Porque assim que a gráfica a esta a imprimir já há muitas novidades interessantes.

Vocês lá sabem!!
Já atingiram um publico bastante elevado que este ano da para tirar umas ferias com o mesmo CACHE e menos trabalho.

Bem vou acabar com a minha atitude radicalista e dizer que ao longo destes quase 8 anos de leitor e ouvinte assíduo que sempre aprecie muito o vosso trabalho devido ao nosso pais não ser muito dado a estas coisas(antigamente e agora sim pk é a moda digamos assim); sempre trouxeram um pouco de tudo a revista abrangendo o máximo de público diferente e isso de facto e de louvar.

Cresci no mundo da musica culturalmente e mais tarde profissionalmente digamos assim 90% devido ao vosso trabalho por isso agora dediquem-se a fazer o mesmo. Que ainda há muitos talentos por descobrir e não muita imagem porque nos dias de hoje isso não falta. Não quero um deejay bonito ou um dj belíssima numa reportagem enquanto os seus sets não são musica mas sim ruído, dêem uma reportagem de uma dj rota mal penteada e sem fotoshop mas a sua musica ser...BBOOOOOOOMMMMM
old school no que toca a fazer um gig não como agora que querem concursos de DJ´S e so existem 30minutos para tocar; para 99% dos concorrentes loucura passam ali uns hits com uns delays; filters e tal e quando acabam já estão a suar e se tivessem mais 30min fugiam de pânico.

A noite faz-se depois do dia e vai escurecendo gradualmente e o mesmo se passa com os DJ SETS; tem de ser gradual e nenhuma jukebox.

Pelo menos qd toco e nos poucos sítios que são é assim que o faço e sempre o farei e não para umas meras fotografias nas revistas e para a Net. Futilidades que so nos trazem mais comercial e menos prazer pelo devido ouro que é A BOA MUSICA

Força ao massivedrum tem grandes trabalhos e ninguem desvalorize o seu trabalho nem por nada que é excelente ; NEM o de um mero puto de 11 anos enquanto temos pessoas dos media como FERNANDO ALVIM a fazer de dj Alvim e a receber caches grandes diga-se assim enquanto verdadeiros amantes da musica pagavam para estar no seu lugar para poderem dar musica a um publico.

Obrigada boa noite
CUMPS; FRANCISCO M.

"SENTE AQUILO QUE OUVES E NAO AQUILO QUE VÊS"

Unknown disse...

Amigo Rodrigo, queres esconder, mas nota-se a clara "raiva" que tens ao jovem Massivedrum... É por ter sido ele a ser recrutado para a Vidisco e não o Maurell ou o Fauvrelle?? Apresenta-me um artista Português com tanto trabalho como ele a nivel de produção, em quantidade e qualidade e podemos falar mal deste jovem, que não tenhas duvidas, vai ser o maior que este país já teve. A Vidisco, caso não saibas é a maior editora de Portugal, e tem em sua posse aquela que foi a maior editora de dança em Portugal, a Kaos. Se calahar o Massivedrum até enem está mal e foi para lá por alguma razão, não? para isso teria ido o Pete Tha Zouk, pk não foi?? Pk não produz, ou pk não produz como produz op Massivedrum. Digas o que disseres, o que eu sei é k nunca mais ouvi o original do Hiya Kaya......... Porque será????? :)

echo66 disse...

lol acho engraçadíssimo como falam, por aqui, em grandes labels e nem se lembram do soundlift que está na label Armada. Epá, é de rir. Sinceramente.